Projetos
Por meio dos seus projetos e programas desenvolvidos por especialistas, consultores e pesquisadores associados, o Instituto IPEH busca a transformação do meio visando o equilibrio ecológico, cultura de paz e a sustentabilidade com o pressupostos da criação de territórios e cidades inteligentes, em função do bem estar humano e animal.
PEMSA
Programa Educacional + Saúde Ambiental
Como pegar saúde em 12 insigth’s? Este é o desafio oferecido pelo
PEMSA, através de 5 dicas de proteção à saúde para fortalecer ou
restaurar o sistema imunológico, que abrem caminho para aproveitar
outras 5 dicas de valores que enriquecem a cultura da saúde e, por fim, 2
recomendações de posturas que contribuem para a construção de
cidades mais saudáveis e sustentáveis, porque seus habitantes se tornam
mais inteligentes e resiliêntes aos efeitos da poluição e das mudanças
climáticas.
Idealizado pelo Dr. Bonfilio Ferreira, foi implantado de forma piloto na
Prefeitura de Caieiras, na gestão Hamamoto (2009/2016), coordenado
conjuntamente pelas Secretarias de Meio Ambiente, Saúde, Esportes e
Educação. Também foi implantado de forma piloto em empresas,
durante as SIPATMA’s, com o apoio das CIPAS, obtendo excelentes
resultados.
Dentre as ações mais relevantes está a criação do Circuito Saúde e
Ecologia, com a criação de ruas de lazer e ciclofaixas, facilmente
replicável para qualquer bairro ou cidade; As oficinas de Educação em
Saúde Nutricional; os Projetos Roda Livros e Cultivares Urbanos, de
cultivo de frutíferas funcionais em quintais e calçadas.
Impactou diretamente mais de 10.000 colaboradores e indiretamente
mais de 150.000 pessoas.
Inundação: jan/1987 – Franco da Rocha/SP
PROJETO CHÃO VERDE TERRA FIRME
O Projeto foi um dos de melhor pontuação da história, pelo Comitê de Bacia
do Alto Tietê, para financiamento do FEHIDRO. Teve 4 edições, iniciando com
um concurso escolar para confecção e seleção da melhor maquete do Parque
da Várzea do rio Juquery e do melhor modelo de Moradia Ecológica e Segura,
vindo a distribuir 20 mil reais em prêmios para 60 alunos(as) da rede pública,
classificados como ganhadores do concurso.
O foco do Projeto é a promoção da Educação Ambiental continuada frente aos
danos causados pelo manejo inadequado de uso e ocupação do solo,
especialmente face a fragilidade geofísica da região, sabidamente uma das
mais suscetíveis à erosão e desabamentos da metrópole.
Antes do inicio do projeto, em 2001, muitas famílias já tinham sido vítimas de
inundações e desabamentos. Recentemente tais fatos lamentáveis votaram a
ocorrer, o que justifica a promoção, de forma continuada e permanente do
Programa Chão Verde terra Firme, que é o única ação de educação ambiental
com foco na conservação de solos, iniciativa inédita e ainda única em áreas
urbanas brasileiras.
OBJETIVOS GERAIS
1. Prevenir e reduzir o assoreamento e a ocupação indevida das várzeas e
dos cursos dágua;
2. Incentivar a adoção pelos moradores da região alvo (Mairiporã, Franco
da Rocha e Caieiras) e agentes públicos (prefeituras, câmaras de
vereadores, etc.) de medidas que promovam a redução da taxa de
impermeabilização do solo, bem como medidas de adaptação e
resiliências face aos efeitos das Mudanças Climáticas;
3. Promover a educação ambiental em recursos hídricos;
4. Proporcionar a racionalização do uso e economia da água;
5. Promover o saneamento ambiental com a participação da comunidade;
6. Fomentar atividades de recreação e lazer compatíveis com a preservação
dos recursos hídricos através de campanha de bom uso da várzea,
contemplando inclusive ações preventivas de controle de enchentes;
7. Capacitar professores na área de educação ambiental em conservação e
manejo do solo;
8. Educar com base na realidade local;
9. Implementar os conceitos introduzidos nas fases do projeto (preservação
e conservação da várzea e moradia ecológica).
Durante o projeto foram promovidos (e pode ser replicado) work-shop para
os setores envolvidos, visando a sua participação nas ações previstas pelo
projeto; Capacitação de professores através de oficinas pedagógicas,
incluindo o treinamento para à implantação de CEAVIs –Centros de
Educação Ambiental Vivenciada através da realização de curso teórico e
prático; e foi realizado o m0onitoramento educativo do Sistema Cantareira
e Várzea do rio Juquery destinado à professores e alunos das escolas
envolvidas no projeto.
Chão Verde Terra Firme
Educação Ambiental continuada frente aos danos causados pelo manejo inadequado de uso e ocupação do solo
Professora participa de Oficina de Capacitação do Projeto CVTF
Criado em 1.999, Chão Verde Terra Firme é um projeto de Educação Ambiental Vivenciada, do Conselho Comunitário de Saúde Dr. Franco da Rocha, que busca conscientizar a população da região da Bacia Hidrográfica do Rio Juquery e da Serra da Cantareira sobre os adequados usos e ocupação do Solo e a importância das várzeas e do meio ambiente em geral . A implantação dos Centros de Educação Ambiental Vivenciada-CEAV nas escolas é uma das maiores preocupações do Projeto.
Programa e Projeto Reciclarte®
Idealizado e implantado como piloto em 4 Escolas de Franco da Rocha e Mairiporã. entre 1989/1991, por iniciativa do co-fundador do Instituto IPEH, Bonfilio Alves Ferreira, o Projeto Reciclarte® foi a primeira iniciativa organizada de educação ambiental na prática, para escolas de ensino fundamental, visando o incentivo à correta separação de recicláveis para a coleta seletiva.
Em se falando em resíduos, a norma dos 3 ou dos 5“R’s” é a que orienta o assunto atualmente (Repensar, Recusar, Reutilizar, Reciclar, Recuperar energeticamente). Porém o consumo e a grande geração de resíduos é uma tendência crescente, e a norma também orienta a indústria no sentido de manutenção ou prolongamento do ciclo de vida dos materiais e produtos derivados do consumo, ou embalagens pós consumo, antes conhecidos como lixo ou tecnicamente resíduos. (Clique para obter as Cartilhas)
A segregação correta desses resíduos por tipo de matérias primas originárias, é, ainda, o principal desafio para a valorização desses resíduos visando o fortalecimento de uma nascente cadeia produtiva da reutilização e da reciclagem.
Daí a importância do Projeto ou do Programa Reciclarte®, que a partir de 2003 foi selecionado para financiamento do Fundo Estadual de Recursos Hídricos, no âmbito do Comitê de Bacia do Alto Titê, recebendo impulso para desenvolvimento em diversas escolas da região do Vale do Juqueri, impactando positivamente mais de 30.000 alunos e no desenvolvimento da cadeia produtiva da reciclagem nesta sub-bacia relevante para a preservação dos mananciais metropolitanos.
O Projeto Reciclarte® também é implantado em companhias de saneamento, instituições e empresas interessadas em incentivar seus colaboradores e familiares a ganharem consciência e atitudes em relação ao consumo responsável e à sustentabilidade.
O Programa Reciclarte® conta com materiais didáticos e metodologias próprias e também faz uso de plataformas tecnológicas de parceiros que ajudam a dinamizar e gerar valor agregado às iniciativas, promovendo inclusão de recicladores ou gerando moeda social em apoio à projetos de impacto socioambiental.
Quer saber como implantar o Projeto Reciclarte® em sua empresa ou instituição.
Projeto O Rio Pelos Trilhos Educação Patrimonial
Valendo-se de uma singularidade histórica, que é a simbiose entre o traçado do rio Juquery, desde 1914, e o patrimônio histórico arquitetônico e industrial do antigo Complexo Fábrica de Cimento, Ferrovia Perus Pirapora (tombados pelo CONPRESP e pelo CONDEPHAAT) e as Minas de Calcário, entre o bairro paulistano de Perus e o atual Município de Cajamar, o projeto teve por objetivo chamar a atenção para a importância da água do rio seja no abastecimento das antigas locomotivas à vapor, quanto do complexo fabril, e denunciar a situação de poluição por esgoto e lixo no rio, lançado pelos próprios moradores, sem que se preocupassem com sua responsabilidade em mudar tal questão.
Assim, o projeto de restauração e revitalização do patrimônio histórico, de iniciativa do Instituto IPEH e do IFPPC, tornaram-se aliados ao Programa Juca Vivo de despoluição do rio Juqueri, seja em gratidão às suas águas, como também porque não haverá exploração do turismo cultural e ecológico sustentável do patrimônio histórico com o rio fedendo ao longo do passeio de maria-fumaça.
Com esta romântica e encantadora proposta, O Rio Pelos Trilhos promoveis mais de uma centena de oficinas e eventos, sensibilizando os educadores e os alunos das redes municiais e estaduais de São Paulo e Cajamar, impactando diretamente mais de 100 mil pessoas, com reverberações positivas até os dias de hoje, na forma de inúmeras pesquisas de mestrado e doutorado que surgiram posteriormente e tem como referência os documentos, textos e publicações do Projeto O Rio Pelos Trilhos, que inclui a obra paradidática Marco Pedagógico de O Rio Pelos Trilhos.
Clique para obter a obra
PROJETO MARCO PEDAGÓGICO DE O RIO PELOS TRILHOS
A obra paradidática do projeto denominada O RIO PELOS TRILHOS foi resultado de uma cooperação acadêmica aplicada inédita entre pesquisadores do IPEH, da ECA-USP e da Faculdade de Educação – USP, com a proposta de representar a síntese e a continuidade do debate realizado durante a execução de “Rio pelos Trilhos” junto a educadores, estudantes e lideranças, ao visar à produção de um “Marco Pedagógico”, ou seja, uma obra resumisse didaticamente as contribuições colhidas nos debates ocorridas.
A obra teve uma especial preocupação em servir como suporte para o trabalho letivo dos professores e como estímulo e suporte de conteúdo e metodologia para ajudar a conferir as competências e habilidades necessárias para que a comunidade pudesse enfrentar os desafios mapeados durante o projeto, em sintonia com a Lei Federal nº. 9.795, de 27 de abril de 1999 (dispõe sobre a educação ambiental e institui a Política Nacional de Educação Ambiental), com a LDB - Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (9.394, de 20.12.1996) e com o Plano Nacional de Educação.
Durante o projeto a obra foi distribuída gratuitamente para escolas envolvidas, bibliotecas de dentro e de fora da região, entidades sociais, órgãos técnicos, segmentos dos poderes públicos, universidades etc., impactando positivamente mais de 100.000 mil pessoas, entre estudantes, professores, pesquisadores e a comunidade em geral.
Dr. Bonfilio Ferreira - Advogado, Jornalista e Educador em Saúde Ambiental, um dos autores, palestra sobre a Obra.
A obra teve uma especial preocupação em servir como suporte para o trabalho letivo dos professores e como estímulo e suporte de conteúdo e metodologia para ajudar a conferir as competências e habilidades.